Os ethés da mãe das gêmeas Farida e Carolinda em Terra Sonâmbula, de Mia Couto
DOI:
https://doi.org/10.23927/issn.2526-1347.RIHGB.2021(485):343-360Palavras-chave:
Ethos, Terra sonâmbula, Maingueneau, Mia CoutoResumo
Este artigo, a partir da noção de ethos, revisitada por Maingueneau, principalmente, na sua obra Ethos discursivo, pretende verificar como se constrói os ethé “pré-discursivo”, “discursivo mostrado” e “discursivo dito” da matriarca das gêmeas Farida e Carolinda, no romance Terra sonâmbula, de Mia Couto. A partir desse referencial teórico, realizamos, ao mesmo tempo, uma análise qualitativa, linguístico-discursiva e interdisciplinar dos ethé presentes no discurso dessa mãe. Trata-se, portanto, de uma pesquisa metodológica teórica, que se alicerça nas interfaces entre a Linguística, mais especificamente a Análise do Discurso, o ethos no discurso literário e a História. Como resultado, temos que a representação dos ethé (“pré-discursivo”, “discursivo mostrado” e “discursivo dito”) e a “identificação” da personagem do romance contribuem para a construção dos processos de negociação de sentidos e para a percepção dos “imaginários sociodiscursivos” individuais, coletivos e, ao mesmo tempo, de Moçambique.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os textos da Revista do IHGB são publicados sob uma licença Creative Commons BY-NC-ND, ou seja, é permitindo o acesso gratuito e imediato ao trabalho e permitindo ao usuário a ler, baixar, distribuir, imprimir, buscar, ou criar links para o texto completo dos artigos (acesso aberto). Reusos dos textos, como citações ou republicações devem mencionar a autoria dos mesmos, mencionar que a publicação foi realizada na Revista do IHGB e não podem ser utilizados com fins comerciais e/ou sofrerem adaptações sem expressa autorização do Editor-chefe da Revista do IHGB e/ou a Diretoria do IHGB.