Políticas editoriais

Política de direitos autorais, licenciamento e autoarquivamento

Direitos autorais

Os autores concordam, ao submeter um manuscrito para a revista, em ceder os direitos autorais para o IHGB. Quaisquer republicações somente deverão ocorrer com autorização expressa do Editor-chefe da Revista do IHGB e/ou a Diretoria do IHGB.

Licenciamento

Os textos da Revista do IHGB são publicados sob uma licença Creative Commons BY-NC-ND,  ou seja, é permitindo o acesso gratuito e imediato ao trabalho e permitindo ao  usuário a ler, baixar, distribuir, imprimir, buscar, ou criar links para o texto completo dos artigos (acesso aberto). Reusos dos textos, como citações ou republicações devem mencionar a autoria dos mesmos, mencionar que a publicação foi realizada na Revista do IHGB e não podem ser utilizados com fins comerciais e/ou sofrerem adaptações sem expressa autorização do Editor-chefe da Revista do IHGB e/ou a Diretoria do IHGB.

Autoarquivamento

A Revista do IHGB não só autoriza, como também incentiva que os autores realizem o depósito da versão publicada do texto em repositórios institucionais, sites pessoais dos autores, redes sociais acadêmicas e outras formas de guarda e circulação do conteúdo, nos limites definidos pela licença Creative Commons BY-NC-ND.

Política de autoria e multiautoria

Os autores que assinam o artigo são os únicos responsáveis pelo seu conteúdo. Todos os autores concordam integralmente com o conteúdo publicado e se responsabilizam pelo mesmo - esta é a condição que a revista estabelece para artigos multiautorais.

O autor responsável pela submissão deverá, no momento da submissão do manuscrito, inserir as informações de todos os coautores no sistema, na etapa 3 da submissão  “Contribuidores”. Não serão aceitas solicitações para inserir coautores após o início da avaliação do manuscrito. Em casos de dúvidas, entre em contato com a equipe editorial.

A revista não estabelece titulação acadêmica mínima como requisito para submissão e/ou publicação de um manuscrito.

Política de verificação de similaridade

A Revista do IHGB solicita aos autores que TODOS os reusos de textos já publicados sejam devidamente referenciados, mesmo no caso de textos dos próprios autores - entenda ‘textos publicados’ como aqueles que já estão públicos e podem ser acessados na internet, por exemplo. Nos casos de textos derivados de teses e dissertações, esta informação deverá ser informada no momento da submissão, na etapa 4 “Para os Editores”, no espaço ‘Comentários para o editor’ - informando o título, ano, instituição, orientador, grau acadêmico e link de disponibilidade do documento. Casos de reuso de textos previamente disponibilizados online, que não tenham sido devidamente citados ou informados à equipe editorial poderão resultar na rejeição do manuscrito.

A Revista do IHGB realiza a verificação de similaridade dos manuscritos recebidos através de software. Não existe porcentagem mínima de texto não referenciado aceito! Incorporação de textos de terceiros sem a devida citação é um desvio ético não aceito e acarretará em rejeição do manuscrito.

A revista não aceita publicação duplicada (manuscrito já publicado anteriormente em outro periódico e no mesmo idioma) e publicação redundante (trechos substanciais do manuscrito recebido tendo sido publicado em outro texto sem a devida citação). Caso haja suspeita, a revista seguirá os encaminhamentos declarados na Diretrizes de ética na publicação científica.

Diretrizes de ética na publicação científica

A Revista do IHGB estabelece as recomendações do Committee on Publication Ethics (COPE) e a as ‘Diretrizes básicas para a integridade na atividade científica’ do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) como parâmetros para dirimir quaisquer eventuais denúncias recebidas e/ou ações realizadas. Deste modo, a revista deixa claro que não aceita e não concorda com más práticas de pesquisa e publicação, assim como quaisquer práticas fraudulentas - entre elas, plágio, fabricação de dados, indicação falsa de autoria, publicação duplicada ou redundante, manipulação de citação, entre outras. 

No caso de recebimento de denúncias, o Editor-chefe avaliará inicialmente o recebimento da mesma e havendo procedência, nomeará uma comissão com função específica de avaliar o caso e elaborar um relatório, recomendatório, que servirá de subsídio para a deliberação do Editor-chefe. A depender da conclusão da comissão, sendo identificado quaisquer problemas ou desvios, o documento publicado poderá receber uma errata, uma correção ou uma retratação. No caso de recebimento de denúncias e/ou investigações internas realizadas no âmbito da revista, será sempre garantido aos autores e possíveis envolvidos o direito à ampla defesa e manifestação ao longo do processo.

Erratas, correções e retratações

 A revista publicará erratas, correções e retratações sempre que se fizer necessário, a pedido dos autores, motivada por resultado de investigação interna após denúncia, pela identificação de problema pela equipe editorial, ou mesmo por outros motivos fundamentados.

Conflito de interesse

Autores deverão, no momento da submissão do manuscrito, na etapa 4 “Para os Editores”, no espaço ‘Comentários para o editor’, informar se há algum potencial conflito de interesse associado à pesquisa e/ou elaboração do manuscrito enviado. Conflitos de interesse podem ser de natureza financeira, institucional, pessoal, comercial, política, acadêmica, entre outras motivações. A existência de potenciais conflitos de interesse não é, por si só, um impedimento para a avaliação dos manuscritos.

Pareceristas deverão, no momento de aceitar o convite, informar se há algum potencial conflito de interesse associado à avaliação do manuscrito. Conflitos de interesse podem ser de natureza financeira, institucional, pessoal, comercial, política, acadêmica, entre outras motivações. A existência de potenciais conflitos de interesse não é, por si só, um impedimento para a avaliação dos manuscritos. Em caso de dúvidas, entre em contato com o editor que realizou o convite da avaliação.

Editores deverão, no momento de análise de um manuscrito, informar se há algum potencial conflito de interesse associado à condução da avaliação do manuscrito recebido pela revista. Os editores deverão realizar esta declaração ao ‘Conselho editorial’, que deliberará sobre o caso. Conflitos de interesse podem ser de natureza financeira, institucional, pessoal, comercial, política, acadêmica, entre outras motivações. A existência de potenciais conflitos de interesse não é, por si só, um impedimento para a avaliação dos manuscritos.

Comitê de ética

Sempre que a pesquisa envolver seres humanos na coleta de dados (direta ou indiretamente - como entrevistas, aplicação de questionários, entre outros) os autores do manuscrito deverão, OBRIGATORIAMENTE, informar à equipe editorial quanto à submissão e a aprovação em Comitê de Ética em Pesquisa. No caso brasileiro, os autores deverão seguir as diretrizes dos documentos Resolução 466 de 2012, Resolução 510 de 2016 e demais orientações do CONEP, a depender da natureza da pesquisa. Os autores estrangeiros deverão seguir as orientações dos comitês de ética do país de sua instituição e informar isto às equipes editoriais.

Direito de uso de imagens, vídeos, áudios e outras mídias

Sempre que os manuscritos fizerem a inserção de imagens, vídeos, áudios ou outras mídias em seu texto, os autores deverão possuir a autorização de uso da mídia, declarada pelos detentores do direito autoral, assim como a autorização das pessoas que possam ser identificadas. Essas autorizações deverão ser encaminhadas à equipe editorial no momento da submissão. No caso de dúvidas, entrem em contato com a equipe da revista.

Políticas de ciência aberta

A Revista do IHGB está atenta às mudanças que têm ocorrido no sistema de publicação de periódicos em nível nacional e internacional. É um grande desafio a incorporação de práticas novas em uma revista quase bicentenária, sem que ocorra perda algo de sua trajetória e de seus alicerces. Por isso, a incorporação dessas práticas será feita com cuidado e sem descaracterizar a trajetória de seu projeto editorial. Importante ressaltar que esse cuidado envolve, inclusive, considerar a efemeridade de algumas práticas, como o ahead of print, que surgiu com a emergência da migração dos periódicos do impresso para o digital, em meados da década de 10 do século XXI e já tem sido substituído pela prática de publicação contínua.

Neste sentido, informamos que já atendemos a algumas recomendações, como o acesso aberto e avaliaremos, no futuro, a implementação de outras práticas.

* A Revista do IHGB NÃO aceita manuscritos submetidos previamente em servidores preprint.

A Revista do IHGB NÃO realizada a publicação de pareceres e NÃO realizada a abertura da identidade dos pareceristas aos autores.

* A Revista do IHGB recomenda que os autores depositem seus dados de pesquisa em servidores de dados. Sempre que isso fizer sentido, pela natureza dos dados mobilizados, e somente se os autores estiverem plenamente conscientes dos efeitos e significados desta prática.