Entre o malho e a bigorna

o Tratado de Comércio e Navegação de 1810 e os interesses mercantis luso-brasileiros

Autores

  • Renato de Mattos Universidade Federal Fluminense Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.23927/issn.2526-1347.RIHGB.2021(487):73-102

Palavras-chave:

Tratado de Comércio e Navegação, Governo joanino, comércio de cabotagem, Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro

Resumo

Sob o epíteto de “tratados desiguais”, os Tratados de Amizade e Aliança e de Comércio e Navegação assinados em 1810 entre Inglaterra e Portugal foram interpretados por parte da historiografia como a expressão da “arguta” diplomacia britânica e da “debilidade” política, econômica e militar que Portugal experimentava na ocasião. Se os termos do Tratado de Comércio e Navegação evidenciam a pressão inglesa exercida sobre a Corte lusitana, por sua vez a resistência dos representantes portugueses contrários à participação de estrangeiros no comércio de cabotagem e à extinção dos privilégios da Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro revela a estratégia do governo joanino em assegurar o controle do comércio praticado nos portos brasileiros, preservando, assim, os interesses de negociantes reinóis e de seus correspondentes radicados nas principais praças da América portuguesa. Nesse sentido, a partir da análise das circunstâncias que presidiram a assinatura do Tratado de Comércio e Navegação e de suas repercussões, novos significados do episódio se distinguem, permitindo-nos compreender o acordo no âmbito das disputas travadas entre ingleses e luso-brasileiros em torno do comércio atlântico e da circulação costeira de mercadorias na América. Observa-se que a atuação dos setores ligados ao comércio de cabotagem e de longo curso controlado pela Companhia do Alto Douro evidencia não apenas os limites da sujeição luso-brasileira aos ditames da Grã-Bretanha, como também a importância desses homens de negócio dentre os demais grupos que integravam as bases de sustentação do governo joanino e, posteriormente, do governo de D. Pedro.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Renato de Mattos, Universidade Federal Fluminense

    Universidade Federal Fluminense – UFF.

Downloads

Publicado

2024-02-28

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

MATTOS, Renato de. Entre o malho e a bigorna: o Tratado de Comércio e Navegação de 1810 e os interesses mercantis luso-brasileiros. Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Rio de Janeiro, v. 182, n. 487, p. 73–102, 2024. DOI: 10.23927/issn.2526-1347.RIHGB.2021(487):73-102. Disponível em: https://rihgb.emnuvens.com.br/revista/article/view/102.. Acesso em: 21 nov. 2024.