A divulgação científica protagonizada por cientistas e a legitimação da Ciência brasileira
A revista Ciência e Cultura (1949 – 1964) e a sociedade brasileira para o progresso da Ciência
DOI:
https://doi.org/10.23927/issn.2526-1347.RIHGB.2021(485):309-342Palavras-chave:
Divulgação científica, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Ciência e Cultura, Institucionalização da ciência, História da Divulgação CientíficaResumo
A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência foi fundada em 1948, como uma agremiação de cientistas e simpatizantes da causa da ciência e tendo entre seus objetivos apoiar e estimular o trabalho científico, facilitar a colaboração entre cientistas e aumentar a compreensão do público em relação à ciência. A revista Ciência e Cultura, fundada em 1949, surgiu como um meio para a realização destes objetivos, sendo uma publicação trimestral de artigos e notas originais. O presente estudo realizou uma análise quali-quantitativa do conteúdo das edições da Ciência e Cultura publicadas entre os anos de 1949 e 1964, a fim de compreender o significado da publicação para a divulgação científica no Brasil. Utilizamos o protocolo de monitoramento desenvolvido pela Rede Iberoamericana de Monitoramento e Capacitação em Jornalismo Científico como base para a formulação de uma ferramenta de análise. Como órgão da SBPC e principal meio de posicionamento da diretoria no período, a Ciência e Cultura apresentou uma divulgação científica voltada para o grande público e, ao mesmo tempo, procurou se comunicar com a comunidade científica e leitores especializados. A publicação apresentou uma visão singular a respeito da construção de redes de apoio ao trabalho científico e das relações entre as diferentes instituições e cientistas ativos no período, bem como se inseriu nos debates centrais para o desenvolvimento da ciência na época, construindo a hegemonia da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência como porta-voz da comunidade científica.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os textos da Revista do IHGB são publicados sob uma licença Creative Commons BY-NC-ND, ou seja, é permitindo o acesso gratuito e imediato ao trabalho e permitindo ao usuário a ler, baixar, distribuir, imprimir, buscar, ou criar links para o texto completo dos artigos (acesso aberto). Reusos dos textos, como citações ou republicações devem mencionar a autoria dos mesmos, mencionar que a publicação foi realizada na Revista do IHGB e não podem ser utilizados com fins comerciais e/ou sofrerem adaptações sem expressa autorização do Editor-chefe da Revista do IHGB e/ou a Diretoria do IHGB.