A divulgação científica protagonizada por cientistas e a legitimação da Ciência brasileira

A revista Ciência e Cultura (1949 – 1964) e a sociedade brasileira para o progresso da Ciência

Autores

  • Gabriel Augusto dos Santos Rocha de Faria FIOCRUZ Autor/a
  • Luisa Medeiros Massarani FIOCRUZ Autor/a
  • Ildeu de Castro Moreira UFRJ Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.23927/issn.2526-1347.RIHGB.2021(485):309-342

Palavras-chave:

Divulgação científica, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Ciência e Cultura, Institucionalização da ciência, História da Divulgação Científica

Resumo

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência foi fundada em 1948, como uma agremiação de cientistas e simpatizantes da causa da ciência e tendo entre seus objetivos apoiar e estimular o trabalho científico, facilitar a colaboração entre cientistas e aumentar a compreensão do público em relação à ciência. A revista Ciência e Cultura, fundada em 1949, surgiu como um meio para a realização destes objetivos, sendo uma publicação trimestral de artigos e notas originais. O presente estudo realizou uma análise quali-quantitativa do conteúdo das edições da Ciência e Cultura publicadas entre os anos de 1949 e 1964, a fim de compreender o significado da publicação para a divulgação científica no Brasil. Utilizamos o protocolo de monitoramento desenvolvido pela Rede Iberoamericana de Monitoramento e Capacitação em Jornalismo Científico como base para a formulação de uma ferramenta de análise. Como órgão da SBPC e principal meio de posicionamento da diretoria no período, a Ciência e Cultura apresentou uma divulgação científica voltada para o grande público e, ao mesmo tempo, procurou se comunicar com a comunidade científica e leitores especializados. A publicação apresentou uma visão singular a respeito da construção de redes de apoio ao trabalho científico e das relações entre as diferentes instituições e cientistas ativos no período, bem como se inseriu nos debates centrais para o desenvolvimento da ciência na época, construindo a hegemonia da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência como porta-voz da comunidade científica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gabriel Augusto dos Santos Rocha de Faria, FIOCRUZ

    Casa de Oswaldo Cruz/FIOCRUZ. 

  • Luisa Medeiros Massarani, FIOCRUZ

    Casa de Oswaldo Cruz/FIOCRUZ. 

  • Ildeu de Castro Moreira, UFRJ

    Instituto de Física/UFRJ. 

Downloads

Publicado

2024-03-01

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

FARIA, Gabriel Augusto dos Santos Rocha de; MASSARANI, Luisa Medeiros; MOREIRA, Ildeu de Castro. A divulgação científica protagonizada por cientistas e a legitimação da Ciência brasileira: A revista Ciência e Cultura (1949 – 1964) e a sociedade brasileira para o progresso da Ciência. Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Rio de Janeiro, v. 182, n. 485, p. 309–342, 2024. DOI: 10.23927/issn.2526-1347.RIHGB.2021(485):309-342. Disponível em: https://rihgb.emnuvens.com.br/revista/article/view/153.. Acesso em: 24 maio. 2025.