Uma Constituição e dois hinos
DOI:
https://doi.org/10.23927/revihgb.v.185.n.496.2024.212Palavras-chave:
Hino Constitucional, D. Pedro I, Hino da IndependênciaResumo
D. Pedro I era compositor e tocava diversos instrumentos, aspectos pouco divulgados de sua personalidade. Afirmou seu compromisso com as ideais constitucionais ao criar, em 1821, o Hino da Carta, de que também é o autor da letra. Adotado como o hino de Portugal desde 1834 até 1910, é a sua obra mais difundida por todo o mundo. Entretanto, seu hino mais conhecido entre nós é o da Independência do Brasil, originalmente denominado Hino Imperial e Constitucional, escrito para marcar a outorga, em 25 de março de 1824, da primeira constituição brasileira. A mesma carta foi outorgada aos portugueses, quando D. Pedro assumiu o trono daquele país, após a morte do pai, em março de 1826. Nos dois países, foram as mais longevas cartas, ambas chanceladas pelo Libertador, como é conhecido pelos portugueses. Este artigo visa evidenciar a atuação musical de D. Pedro, sempre a serviço de suas ideias liberais.
Downloads
Referências
GARCIA, José Maurício Nunes. Missa de S. Pedro de Alcântara, 1808. Disponível em
http://acmerj.com.br/CMRJ_CRI_SM19.htm
KANN, Bettina (org.). Cartas de uma Imperatriz. 1ª ed. São Paulo: Estação Liberdade, 2006.
LANZELOTTE, Rosana. Já raiou a Liberdade – D. Pedro I compositor e a música de seu tempo. Rio de Janeiro: Ed. Capivara. 2023.
MUSICA BRASILIS. Portal de partituras musicais. 2024. Disponível em https://musicabrasilis.org.br
NEUKOMM, Sigismund. Esquisse Biographique écrite par lui-même. Paris: La Maîtrise, 1859. Disponível em: https://www.musicologie.org/theses/neukomm_01.html
OBERACKER JR., Carlos H. A Imperatriz Leopoldina: Sua vida e sua época. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1973.
WALSH, Robert. Notices of Brazil in 1828 and 1829. Londres: Ed. F. Westley and A. H. Davis, 1830. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/handle/id/518704
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os textos da Revista do IHGB são publicados sob uma licença Creative Commons BY-NC-ND, ou seja, é permitindo o acesso gratuito e imediato ao trabalho e permitindo ao usuário a ler, baixar, distribuir, imprimir, buscar, ou criar links para o texto completo dos artigos (acesso aberto). Reusos dos textos, como citações ou republicações devem mencionar a autoria dos mesmos, mencionar que a publicação foi realizada na Revista do IHGB e não podem ser utilizados com fins comerciais e/ou sofrerem adaptações sem expressa autorização do Editor-chefe da Revista do IHGB e/ou a Diretoria do IHGB.