Os percursos de um livro
uma análise das diferentes edições de Introdução à ciência do direito de Hermes Lima
DOI:
https://doi.org/10.23927/revihgb.v.185.n.496.2024.57Palavras-chave:
Hermes Lima, Introdução à ciência do direito, Economia Política, marxismo, papel do EstadoResumo
O presente artigo analisa as edições do livro Introdução à Ciência do Direito, de Hermes Lima, entre os anos de 1933 e 1960. As mudanças sofridas nessas diferentes edições servem de fio condutor para investigar as mudanças do pensamento do Hermes Lima e, também, as intensas transformações do direito e da política no período. Para realizar essa comparação entre as diferentes edições do livro, foram selecionados aspectos que se destacam na obra como: (i) o viés sociológico de interpretação do fenômeno jurídico; (ii) os debates sobre o papel do Estado e o direito; (iii) a presença da teoria marxista; e (iv) a relação com o contexto jurídico-político brasileiro. Não se pode falar de um mesmo livro, considerando que as edições são muito diferentes na forma e no conteúdo. Verifica-se também, nas diferentes reedições, um processo de pasteurização. Houve uma suavização de debates políticos e sociológicos que poderiam prejudicar a pretensão mais generalizante de uma obra destinada a ser uma espécie de guia introdutório aos alunos do Direito. Apesar de ter perdido essa originalidade inicial, talvez tenha sido justamente esse processo de adaptação que garantiu a longevidade à obra.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os textos da Revista do IHGB são publicados sob uma licença Creative Commons BY-NC-ND, ou seja, é permitindo o acesso gratuito e imediato ao trabalho e permitindo ao usuário a ler, baixar, distribuir, imprimir, buscar, ou criar links para o texto completo dos artigos (acesso aberto). Reusos dos textos, como citações ou republicações devem mencionar a autoria dos mesmos, mencionar que a publicação foi realizada na Revista do IHGB e não podem ser utilizados com fins comerciais e/ou sofrerem adaptações sem expressa autorização do Editor-chefe da Revista do IHGB e/ou a Diretoria do IHGB.