Em busca de um New Deal Brasileiro: Oliveira Vianna e as fontes transnacionais da experiência do corporativismo no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.23927/revihgb.v.184.n.493.2023.76Resumo
Este artigo explora os textos jurídicos do sociólogo e jurista brasileiro Francisco José de Oliveira Vianna para expor o contexto global que moldou o experimento corporativista dos anos 30 no Brasil. Oliveira Vianna, do Ministério do Trabalho, esteve à frente dos debates políticos e legais sobre como criar leis e instituições corporativistas. Oliveira Vianna é geralmente classificado como pensador autoritário e retrógrado, mas esse artigo vai além dessas categorias para examinar como o seu envolvimento com o New Deal dos EUA inseriu o corporativismo em debates globais sobre o papel do Estado na recuperação da economia e no bem-estar social.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os textos da Revista do IHGB são publicados sob uma licença Creative Commons BY-NC-ND, ou seja, é permitindo o acesso gratuito e imediato ao trabalho e permitindo ao usuário a ler, baixar, distribuir, imprimir, buscar, ou criar links para o texto completo dos artigos (acesso aberto). Reusos dos textos, como citações ou republicações devem mencionar a autoria dos mesmos, mencionar que a publicação foi realizada na Revista do IHGB e não podem ser utilizados com fins comerciais e/ou sofrerem adaptações sem expressa autorização do Editor-chefe da Revista do IHGB e/ou a Diretoria do IHGB.