O Romantismo na Guerra do Paraguai

entre o belo e o sublime na obra do pintor Edoardo de Martino

Autores

  • Fernanda Deminicis de Albuquerque Universidade Federal Fluminense Autor/a
  • Marcello José Gomes Loureiro Universidade Federal Fluminense Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.23927/issn.2526-1347.RIHGB.2020(484):195-233

Palavras-chave:

Edoardo de Martino, Romantismo, Circulação de Ideias, Civilização, Guerra do Paraguai

Resumo

Este artigo se debruça sobre a circulação de ideias e de padrões estéticos vinculados ao movimento romântico para investigar as antinomias civilização e barbárie na obra do pintor italiano Edoardo de Martino. O pressuposto condicionante do texto pode ser sintetizado na necessidade de enquadrar tais obras em uma perspectiva mais alargada, a fim de desvelar possibilidades de compreensão até então minoradas. Nessa senda, os elementos diretamente ligados ao movimento em lide, como o mar revolto, o luar, a paisagem onírica e a guerra, por exemplo, assumem outros sentidos. As principais fontes que viabilizam o trabalho são conceitos da filosofia kantiana, os escritos de Baudelaire, o diário do Conde d’Eu e, evidentemente, algumas imagens de De Martino, cotejadas com as de outros pintores de sua época. Uma das conclusões é a de que, para além de asseverar a credibilidade de um Estado-nação capaz de se mobilizar para a guerra e executá-la de modo civilizado, as imagens exaltavam o sacrifício de anônimos pela nação. Assim, convidavam seus espectadores a participar da nação e da civilização.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fernanda Deminicis de Albuquerque, Universidade Federal Fluminense

    Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense. Mestre pelo Programa de Artes & Design da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

  • Marcello José Gomes Loureiro, Universidade Federal Fluminense

    Pós-doutor pelo Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal Fluminense. Doutor em História e Civilização pela École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris e Doutor em História Social pelo Programa de Pós-graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2024-03-02

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

ALBUQUERQUE, Fernanda Deminicis de; LOUREIRO, Marcello José Gomes. O Romantismo na Guerra do Paraguai: entre o belo e o sublime na obra do pintor Edoardo de Martino. Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Rio de Janeiro, v. 181, n. 484, p. 195–233, 2024. DOI: 10.23927/issn.2526-1347.RIHGB.2020(484):195-233. Disponível em: https://rihgb.emnuvens.com.br/revista/article/view/143.. Acesso em: 25 maio. 2025.