O cientista-administrador

a atuação de José Reis na administração pública durante a década de 1940 segundo a imprensa

Autores

  • Danilo Magalhães Universidade Federal do Rio de Janeiro Autor/a
  • Luisa Massarani Fundação Oswaldo Cruz Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.23927/issn.2526-1347.RIHGB.2022(490):17-54

Palavras-chave:

Divulgação Científica, História da Ciência, Estado Novo, Jornais

Resumo

Polivalente, o cientista e divulgador científico José Reis atuou também na administração pública. Durante o Estado Novo, foi diretor do Departamento de Serviço Público de São Paulo (DSP), órgão responsável por cuidar da gestão e reestruturação do funcionalismo público do estado de São Paulo, de acordo com as premissas de suposta modernização e racionalização do regime. O objetivo deste artigo foi compreender como os jornais brasileiros registraram e representaram a passagem de Reis pela direção do órgão e as demais atividades ligadas à administração pública que ele manteve na década de 1940. Para a realização deste estudo, consultamos a Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional e os acervos digitais da Folha de São Paulo, O Globo e O Estado de São Paulo. Os jornais foram observados levando em consideração seu contexto histórico e político, bem como seus posicionamentos durante e após o Estado Novo. A análise do corpus de 311 registros em 37 jornais revelou três principais aspectos. O primeiro é a retórica de racionalidade e cientificidade que teria sido adotada por José Reis na condução do DSP e na defesa das reformas propostas pelo regime. O segundo é a existência de dois momentos na cobertura pelos jornais: um primeiro momento de celebração de Reis e um segundo, depois da queda do Estado Novo, de crítica, que resultou na sua exoneração. O terceiro aspecto é a desvinculação na representação pública feita nos jornais entre o cientista pesquisador do Instituto Biológico e especialista em doenças de aves e o administrador público.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Danilo Magalhães, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Pesquisador do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT). Doutorando em Educação, Difusão e Gestão de Biociências pelo Programa de Pós Graduação em Química Biológica, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

  • Luisa Massarani, Fundação Oswaldo Cruz

    Coordenadora do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT). Pesquisadora da Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Doutora em Educação, Gestão e Difusão pelo Instituto de Bioquímica Médica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Bolsista Produtividade do CNPq 1B. Cientista do Nosso Estado da Faperj.

Downloads

Publicado

2023-11-07

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MAGALHÃES, Danilo; MASSARANI, Luisa. O cientista-administrador: a atuação de José Reis na administração pública durante a década de 1940 segundo a imprensa. Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Rio de Janeiro, v. 183, n. 490, p. 17–54, 2023. DOI: 10.23927/issn.2526-1347.RIHGB.2022(490):17-54. Disponível em: https://rihgb.emnuvens.com.br/revista/article/view/16.. Acesso em: 22 maio. 2025.