San Tiago Dantas e Guerreiro Ramos
Duas recepções do pensamento católico no Brasil na década de 1930
DOI:
https://doi.org/10.23927/issn.2526-1347.RIHGB.2022(490):55-80Palavras-chave:
pensamento católico, personalismo, integralismoResumo
San Tiago Dantas (1911-1964) e Guerreiro Ramos (1915-1982) têm trajetórias que se tocam em diversos pontos. Ambos iniciaram sua vida pública e intelectual na década de 1930, ligados ao campo católico e ao integralismo e, nas décadas de 1950 e 1960, tornaram-se ideólogos e políticos do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Apesar das coincidências, suas ideias apresentavam divergências. Neste artigo, procuramos entender as peculiaridades de seu pensamento na década de 1930, com foco nas diferentes recepções do catolicismo pelos autores e nas combinações entre os ideários católico e fascista. Argumenta-se que as diferenças encontradas explicam-se em grande parte pela trajetória social e pela posição de cada um deles no campo católico, assumindo um caráter mais conservador em San Tiago Dantas e mais heterodoxo em Guerreiro Ramos. Dessa forma, este trabalho contribui para o melhor entendimento das fases de juventude, pouco estudadas, dos dois intelectuais, bem como da constituição do campo católico no Brasil – e suas relações com o campo integralista.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os textos da Revista do IHGB são publicados sob uma licença Creative Commons BY-NC-ND, ou seja, é permitindo o acesso gratuito e imediato ao trabalho e permitindo ao usuário a ler, baixar, distribuir, imprimir, buscar, ou criar links para o texto completo dos artigos (acesso aberto). Reusos dos textos, como citações ou republicações devem mencionar a autoria dos mesmos, mencionar que a publicação foi realizada na Revista do IHGB e não podem ser utilizados com fins comerciais e/ou sofrerem adaptações sem expressa autorização do Editor-chefe da Revista do IHGB e/ou a Diretoria do IHGB.