Arcadismo e religiosidade na Casa da Ópera de Vila Rica
o caso da encenação de São Bernardo, de Cláudio Manuel da Costa, em 1770
DOI:
https://doi.org/10.23927/issn.2526-1347.RIHGB.2021(486):75-100Palavras-chave:
Casa da Ópera de Vila Rica, Cláudio Manuel da Costa, Jesuítas, Minas GeraisResumo
O trabalho pretende investigar a encenação da obra São Bernardo, do poeta Cláudio Manuel da Costa, na Casa da Ópera de Vila Rica, em 1770, durante a temporada de inauguração do prédio teatral. A partir de aspectos da construção do próprio teatro, seus principais agentes, assim como de episódios históricos de Minas Gerais, na segunda metade do século XVIII, o texto busca reconstituir os imaginários em tensão do período, envolvendo a expulsão dos jesuítas da América portuguesa, em 1759, e a figura do Frei Manoel da Cruz, bispo de Mariana. Como não há vestígio do texto teatral até o momento, a pesquisa procura relacionar as ligações de seu autor com o teatro recém-construído, as motivações de sua escrita, associando-a a outras obras dramáticas, e à presença de textos de temática religiosa no teatro setecentista.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os textos da Revista do IHGB são publicados sob uma licença Creative Commons BY-NC-ND, ou seja, é permitindo o acesso gratuito e imediato ao trabalho e permitindo ao usuário a ler, baixar, distribuir, imprimir, buscar, ou criar links para o texto completo dos artigos (acesso aberto). Reusos dos textos, como citações ou republicações devem mencionar a autoria dos mesmos, mencionar que a publicação foi realizada na Revista do IHGB e não podem ser utilizados com fins comerciais e/ou sofrerem adaptações sem expressa autorização do Editor-chefe da Revista do IHGB e/ou a Diretoria do IHGB.