Arcadismo e religiosidade na Casa da Ópera de Vila Rica

o caso da encenação de São Bernardo, de Cláudio Manuel da Costa, em 1770

Autores

  • Mariana França Soutto Mayor Universidade de São Paulo Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.23927/issn.2526-1347.RIHGB.2021(486):75-100

Palavras-chave:

Casa da Ópera de Vila Rica, Cláudio Manuel da Costa, Jesuítas, Minas Gerais

Resumo

O trabalho pretende investigar a encenação da obra São Bernardo, do poeta Cláudio Manuel da Costa, na Casa da Ópera de Vila Rica, em 1770, durante a temporada de inauguração do prédio teatral. A partir de aspectos da construção do próprio teatro, seus principais agentes, assim como de episódios históricos de Minas Gerais, na segunda metade do século XVIII, o texto busca reconstituir os imaginários em tensão do período, envolvendo a expulsão dos jesuítas da América portuguesa, em 1759, e a figura do Frei Manoel da Cruz, bispo de Mariana. Como não há vestígio do texto teatral até o momento, a pesquisa procura relacionar as ligações de seu autor com o teatro recém-construído, as motivações de sua escrita, associando-a a outras obras dramáticas, e à presença de textos de temática religiosa no teatro setecentista.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mariana França Soutto Mayor, Universidade de São Paulo

    Universidade de São Paulo

Downloads

Publicado

2024-03-06

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

MAYOR, Mariana França Soutto. Arcadismo e religiosidade na Casa da Ópera de Vila Rica: o caso da encenação de São Bernardo, de Cláudio Manuel da Costa, em 1770. Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Rio de Janeiro, v. 182, n. 486, p. 75–100, 2024. DOI: 10.23927/issn.2526-1347.RIHGB.2021(486):75-100. Disponível em: https://rihgb.emnuvens.com.br/revista/article/view/113.. Acesso em: 21 nov. 2024.