Pontes de Miranda, um jurista entre duas ditaduras (1937-1979)
DOI:
https://doi.org/10.23927/revihgb.v.185.n.495.2024.207Palavras-chave:
Pontes de Miranda, Juristas e Ditaduras, História do Direito BrasileiroResumo
O Brasil viveu duas ditaduras durante o século XX (1937-1945 e 1964-1985) e Pontes de Miranda foi um dos mais importantes juristas brasileiros desse período. A partir de reportagens de jornais, cartas, documentos e escritos do autor, pretendemos entender a relação entre o jurista e ditadura naquele período. O artigo se propõe a reconstruir o pensamento de Pontes de Miranda, relacionando-o aos regimes políticos de cada período. Dessa forma, podemos entender o que ele pensava sobre as ditaduras durante e após elas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os textos da Revista do IHGB são publicados sob uma licença Creative Commons BY-NC-ND, ou seja, é permitindo o acesso gratuito e imediato ao trabalho e permitindo ao usuário a ler, baixar, distribuir, imprimir, buscar, ou criar links para o texto completo dos artigos (acesso aberto). Reusos dos textos, como citações ou republicações devem mencionar a autoria dos mesmos, mencionar que a publicação foi realizada na Revista do IHGB e não podem ser utilizados com fins comerciais e/ou sofrerem adaptações sem expressa autorização do Editor-chefe da Revista do IHGB e/ou a Diretoria do IHGB.