Oliveira Vianna: princípios constitucionais autoritários do Estado Novo varguista
DOI:
https://doi.org/10.23927/revihgb.v.184.n.493.2023.73Palavras-chave:
Oliveira Vianna, Constitucionalismo autoritário, Autoritarismo, Democracia autoritáriaResumo
O presente artigo analisa as contribuições teóricas de Oliveira Vianna para a elaboração de um pensamento constitucional de caráter autoritário. A partir de um texto pouco conhecido do autor, editado apenas em 1991, denominado “As garantias da magistratura nos regimes autoritários (O artigo 177 da Constituição Federal de 1937)”, será examinada a sua formulação de princípios constitucionais autoritários. O artigo analisa ainda sua concepção de um judiciário autônomo em um regime autoritário, sua ideia de autoritarismo “moderado”, em que se estabelece uma diferenciação entre arbítrio e autoritarismo, e, por fim, suas considerações sobre a “democracia autoritária”.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os textos da Revista do IHGB são publicados sob uma licença Creative Commons BY-NC-ND, ou seja, é permitindo o acesso gratuito e imediato ao trabalho e permitindo ao usuário a ler, baixar, distribuir, imprimir, buscar, ou criar links para o texto completo dos artigos (acesso aberto). Reusos dos textos, como citações ou republicações devem mencionar a autoria dos mesmos, mencionar que a publicação foi realizada na Revista do IHGB e não podem ser utilizados com fins comerciais e/ou sofrerem adaptações sem expressa autorização do Editor-chefe da Revista do IHGB e/ou a Diretoria do IHGB.