A Capitania de Mato Grosso e a fronteira oeste do Brasil
estudo de um manuscrito setecentista
DOI:
https://doi.org/10.23927/issn.2526-1347.RIHGB.2021(485):391-410Palavras-chave:
Filologia, Linguística Histórica, História do Mato Grosso, História do Português, Antônio Rolim de MouraResumo
Este trabalho é resultado de pesquisa realizada no âmbito da Filologia e da Linguística Histórica, em interface com a História. Primeiramente, por meio do estudo da trajetória dos textos que compõem o corpus do trabalho, manuscritos e impressos, sua forma de transmissão e escrita. Depois, pelo confronto dos testemunhos de sua tradição, verificando as modificações que sofreram ao longo do tempo, materiais e linguísticas. Por fim, pela verificação de como a compreensão de sua trajetória textual pode contribuir para quem lê a obra depois de três séculos de sua versão original e como a historiografia tem usado os seus testemunhos para fixar uma história sobre os acontecimentos relacionados. Apresentam-se, neste texto em específico, resultados parciais do estudo, tendo como recorte um manuscrito relacionado à conquista territorial do Centro-Oeste brasileiro e criação da Capitania do Mato Grosso. Após contextualização do momento histórico, apresentam-se a transcrição do documento, com base em metodologia filológica, e a descrição do estado de língua do texto. O estudo corrobora as intenções expansionistas da Coroa portuguesa e também o fato de que o século XVIII é uma época com importantes transformações linguísticas. Este tipo de pesquisa é uma das várias necessárias para a caracterização do português setecentista, ainda com muitos aspectos a serem estudados.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os textos da Revista do IHGB são publicados sob uma licença Creative Commons BY-NC-ND, ou seja, é permitindo o acesso gratuito e imediato ao trabalho e permitindo ao usuário a ler, baixar, distribuir, imprimir, buscar, ou criar links para o texto completo dos artigos (acesso aberto). Reusos dos textos, como citações ou republicações devem mencionar a autoria dos mesmos, mencionar que a publicação foi realizada na Revista do IHGB e não podem ser utilizados com fins comerciais e/ou sofrerem adaptações sem expressa autorização do Editor-chefe da Revista do IHGB e/ou a Diretoria do IHGB.