Nuances da materialidade no livro inaugural de Primitivo Moacyr

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23927/revihgb.v.184.n.494.2024.65

Palavras-chave:

Primitivo Moacyr, Materialidade do impresso, História da Educação, Instrução Pública, Jornal do Commercio

Resumo

O presente artigo tem como objeto o livro O Ensino Público no Congresso Nacional. Breve Notícia de Primitivo Moacyr, publicado em 1916. Nosso trabalho se debruça na perspectiva dos estudos da materialidade conforme os pressupostos da história do livro e da leitura referenciados por Roger Chartier e Robert Darnton. Privilegiamos um comparativo entre as crônicas publicadas no Jornal do Commercio (1915) e o conteúdo do livro, sob a hipótese de uma reprodução ipsis litteris. Identificamos alterações oriundas de uma revisão e outras que respondem a diferentes suportes. Concluímos que, para além das alterações, é importante destacar que os suportes imprimem diferentes maneiras de ler e diferentes públicos (leitor implícito) e expressam a intenção do autor de compartilhar das práticas intelectuais do período. O objeto da análise aqui apresentada visa contribuir com os estudos presentes nos campos da história da educação em interseção à história do livro, da leitura e da imprensa.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Clara Cobucci Soares de Moura, Universidade Federal de Ouro Preto

    Possui graduação em História - Licenciatura pela Universidade Federal de Ouro Preto (2016) e Mestrado Acadêmico em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto (2019). Tem interesse na área de História da Educação, Historiografia educacional, Instituições escolares, sujeitos e sociabilidades.

  • Raphael Ribeiro Machado, Universidade Federal de Ouro Preto

    Doutorando em Educação pelo PPGE - Programa de Pós-Graduação em Educação da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto. Mestre em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG - 2013). Graduado em História - Licenciatura e Bacharelado - pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP - 2010). Graduando em Pedagogia pelo Centro Universitário Newton Paiva. Tenho experiência com os seguintes temas em Educação: História da Educação, História da Educação Profissional no Brasil, Educação Profissional e Tecnológica, Fundamentos da Educação: História, Filosofia e Sociologia, Metodologia de Pesquisa e Ensino. Lecionei na área da História, da Filosofia e da Sociologia nos ensinos fundamental, médio, técnico, e preparatórios para o ENEM e IFMG, além da Educação de Jovens e Adultos, nas redes pública e particular na cidade de Ouro Branco e Conselheiro Lafaiete entre 2013 e 2019.

Downloads

Publicado

2024-06-04

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CARVALHO, Rosana Areal de; MOURA, Maria Clara Cobucci Soares de; MACHADO, Raphael Ribeiro. Nuances da materialidade no livro inaugural de Primitivo Moacyr. Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Rio de Janeiro, v. 184, n. 494, p. 36–62, 2024. DOI: 10.23927/revihgb.v.184.n.494.2024.65. Disponível em: https://rihgb.emnuvens.com.br/revista/article/view/65.. Acesso em: 19 set. 2024.