Debates em defesa da escravidão e da abolição nos jornais mineiros e mato-grossenses no século XIX
DOI:
https://doi.org/10.23927/issn.2526-1347.RIHGB.2020(484):169-193Palavras-chave:
Imprensa, Brasil Império, Escravidão, Abolição, Século dezenoveResumo
O objetivo deste texto é analisar as principais ideias existentes nos debates favoráveis e contrários à manutenção da escravidão em jornais das províncias de Minas Gerais e de Mato Grosso. O recorte temporal refere-se à chegada da imprensa a essas duas províncias, que ocorreu em datas diferentes, até o último quartel do século XIX - visto que, no Brasil, as décadas de 1870 e 1880 suscitaram um debate sobre a escravidão e os temas ligados à emergência da abolição. A discussão sobre a escravidão e a abolição nos periódicos das duas províncias mostra o quanto a escravidão estava imbricada na sociedade brasileira e em diversas regiões com dinâmicas diferentes.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os textos da Revista do IHGB são publicados sob uma licença Creative Commons BY-NC-ND, ou seja, é permitindo o acesso gratuito e imediato ao trabalho e permitindo ao usuário a ler, baixar, distribuir, imprimir, buscar, ou criar links para o texto completo dos artigos (acesso aberto). Reusos dos textos, como citações ou republicações devem mencionar a autoria dos mesmos, mencionar que a publicação foi realizada na Revista do IHGB e não podem ser utilizados com fins comerciais e/ou sofrerem adaptações sem expressa autorização do Editor-chefe da Revista do IHGB e/ou a Diretoria do IHGB.