Sobre tempos e afetos

uma reflexão política da melancolia

Autores

  • Roan Costa Cordeiro Universidade Federal do Paraná Autor/a
  • Angela Couto Machado Fonseca Universidade Federal do Paraná Autor/a
  • Everton Luís da Silva Universidade Federal do Paraná Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.23927/issn.2526-1347.RIHGB.2022(490):177-198

Palavras-chave:

Tempo, Política, Acontecimento, Afeto, Melancolia

Resumo

O propósito deste artigo é pensar as relações entre a temporalidade e os afetos para a consideração de uma filosofia política considerada em termos acontecimentais. Na primeira parte do texto, a partir da contraposição de enquadramentos distintos da temporalidade, apresentados nas figuras de Chronos e Kairós, pretendemos mostrar os traços de uma realização temporal não encerrada pelo encadeamento finalístico da história, a qual apenas pode ser colhida na ordem dos acontecimentos. Na segunda parte, evidenciamos as conexões existentes entre as figuras do tempo com os afetos, os quais perpassam e constituem os próprios acontecimentos políticos. Dessa maneira, por via da leitura dos afetos, apresentamos a melancolia enquanto afeto que marca a reflexão política do presente, o que nos permite observar que a política, pensada numa perspectiva acontecimental, responde à tarefa primordial de afetar e de ser afetado pelos acontecimentos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Roan Costa Cordeiro, Universidade Federal do Paraná

    Doutorando no Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Bolsista da CAPES.

  • Angela Couto Machado Fonseca, Universidade Federal do Paraná

    Professora de Filosofia do Direito da graduação e pós-graduação na UFPR. Mestre em Filosofia Moderna e Contemporânea (UFPR), Doutora em Direito (UFPR)

  • Everton Luís da Silva, Universidade Federal do Paraná

    Doutorando do Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professor do Curso de Direito no Centro Universitário Vale do Iguaçu (UNIGUAÇU) de Filosofia do Direito e Direito Constitucional

Downloads

Publicado

2023-11-07

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CORDEIRO, Roan Costa; FONSECA, Angela Couto Machado; SILVA, Everton Luís da. Sobre tempos e afetos: uma reflexão política da melancolia. Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Rio de Janeiro, v. 183, n. 490, p. 177–198, 2023. DOI: 10.23927/issn.2526-1347.RIHGB.2022(490):177-198. Disponível em: https://rihgb.emnuvens.com.br/revista/article/view/21.. Acesso em: 22 maio. 2025.