Um projeto de lei oitocentista para educação indígena
DOI:
https://doi.org/10.23927/revihgb.v.186.n.498.2025.233Palavras-chave:
questão indígena, legislação, século XIX, PernambucoResumo
Num livro de 1895 dedicado à biografia de José da Natividade Saldanha, um dos líderes da Confederação do Equador, Antônio Joaquim de Melo, o autor, inseriu uma longa nota, que consta de três poemas indianistas de sua lavra, seguidos de uma reflexão sobre a questão indígena, com argumentos e ideias surpreendentemente avançadas para a época. Arremata a parte reflexiva dessa nota um projeto de lei sobre educação indígena concebido pelo autor, projeto que, no entanto, ao que nos consta, não só não chegou a ser apreciada pela Assembleia Provincial a que se destinava, mas também permaneceu praticamente oculto, pois forçadamente introduzido numa publicação de título e tema inteiramente alheios aos problemas relativos ao papel das nações indígenas na sociedade brasileira. Dado o caráter desconhecido desse projeto, bem como a virtual inviabilidade de acesso ao texto, ele aqui se acha reproduzido, antecedido de breve contextualização introdutória e guarnecido por algumas notas.
Downloads
Referências
MELO, Antônio Joaquim de. Biografia de José da Natividade Saldanha. Recife: Tipografia Figueiroa Faria & Filhos, 1895.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os textos da Revista do IHGB são publicados sob uma licença Creative Commons BY-NC-ND, ou seja, é permitindo o acesso gratuito e imediato ao trabalho e permitindo ao usuário a ler, baixar, distribuir, imprimir, buscar, ou criar links para o texto completo dos artigos (acesso aberto). Reusos dos textos, como citações ou republicações devem mencionar a autoria dos mesmos, mencionar que a publicação foi realizada na Revista do IHGB e não podem ser utilizados com fins comerciais e/ou sofrerem adaptações sem expressa autorização do Editor-chefe da Revista do IHGB e/ou a Diretoria do IHGB.