Santa Catarina na Exposição de História do Brasil de 1881
DOI:
https://doi.org/10.23927/issn.2526-1347.RIHGB.2022(488):57-90Palavras-chave:
Patrimônio Cultural, Exposição, Valores, Santa CatarinaResumo
O presente artigo pretende compreender os valores atribuídos ao Patrimônio Cultural de Santa Catarina a partir da análise dos itens enviados pela Província, ao Rio de Janeiro, para fazer parte da Exposição de História do Brasil de 1881. A metodologia utilizada foi a de análise de documentos relativos à exposição. Os documentos foram encontrados em plataformas digitais como o acervo digital da Biblioteca Nacional e da Biblioteca do Senado. Os documentos foram analisados com base, principalmente, em Lilia Moritz Schwarcz (1998), Alois Riegl (2014) e Janice Gonçalves (2016). Como resultados compreendemos que os valores atribuídos, tanto pelo Império quanto pela Província de Santa Catarina, ao patrimônio cultural selecionado para a exposição, pretendiam demonstrar a organização e o desenvolvimento do país, contribuindo assim com o discurso relacionado ao progresso e à grandeza do império.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os textos da Revista do IHGB são publicados sob uma licença Creative Commons BY-NC-ND, ou seja, é permitindo o acesso gratuito e imediato ao trabalho e permitindo ao usuário a ler, baixar, distribuir, imprimir, buscar, ou criar links para o texto completo dos artigos (acesso aberto). Reusos dos textos, como citações ou republicações devem mencionar a autoria dos mesmos, mencionar que a publicação foi realizada na Revista do IHGB e não podem ser utilizados com fins comerciais e/ou sofrerem adaptações sem expressa autorização do Editor-chefe da Revista do IHGB e/ou a Diretoria do IHGB.