Considerações sobre o Estilo Joanino na ornamentação religiosa setecentista luso-brasileira
DOI:
https://doi.org/10.23927/revihgb.v.184.n.493.2023.77Palavras-chave:
ornamentação, estilo joanino, barroco, século XVIII, talha, BrasilResumo
Este artigo objetiva promover reflexões a respeito da talha dourada e policromada do Estilo Joanino, presente em igrejas e em capelas setecentistas luso-brasileiras. Para tanto, foi contemplada uma apresentação do contexto cultural e artístico favorecido pelo incentivo de Dom João V (1689-1750), cujas ações repercutiram modificações no panorama da arte portuguesa, exercendo influência no Brasil. A partir da análise desses aspectos, examinou-se a ascendência da arte portuguesa na decoração religiosa brasileira, entre os anos de 1720-1760, aproximadamente, destacando-se os presumíveis meios utilizados para nutrir o repertório formal das obras executadas, a caracterização formal das peças remanescentes, bem como alguns artistas envolvidos nesse processo. Por esse espectro, interpõem-se reflexões sobre a ornamentação em madeira do Estilo Joanino no Brasil, temática ainda insuficientemente pesquisada.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os textos da Revista do IHGB são publicados sob uma licença Creative Commons BY-NC-ND, ou seja, é permitindo o acesso gratuito e imediato ao trabalho e permitindo ao usuário a ler, baixar, distribuir, imprimir, buscar, ou criar links para o texto completo dos artigos (acesso aberto). Reusos dos textos, como citações ou republicações devem mencionar a autoria dos mesmos, mencionar que a publicação foi realizada na Revista do IHGB e não podem ser utilizados com fins comerciais e/ou sofrerem adaptações sem expressa autorização do Editor-chefe da Revista do IHGB e/ou a Diretoria do IHGB.