Documentos sobre a Capitação
(Coleção Casa dos Contos da Fundação Biblioteca Nacional)
DOI:
https://doi.org/10.23927/issn.2526-1347.RIHGB.2021(486):351-380Palavras-chave:
Capitação, Minas Gerais, Casa dos Contos, Manuscritos, FiscalidadeResumo
A Coleção Casa dos Contos da Fundação Biblioteca Nacional é um dos mais importantes fundos documentais sobre fiscalidade no Brasil, com mais de 12.000 documentos, referentes à região de Minas Gerais, entre 1701 e 1889, e está integralmente digitalizada e acessível online, na plataforma SophiA. Dentre os documentos manuscritos que compõem a Coleção, destaque-se o Livro de registro de portarias e ordens expedidas a esta Intendência [de Vila Rica], que, tendo como datas-limites 1735 e 1751, trata da capitação, que foi a forma de arrecadação dos quintos sobre a produção aurífera da capitania de Minas Gerais que trouxe maiores rendimento para os cofres régios. Deste livro, são, aqui, objeto de transcrição os seguintes documentos: “Por onde se nomeia o Intendente desta Vila Domingos da Silva”, de 14 de julho de 1735; “Sobre o exame dos bilhetes, e remessa de mapas do rendimento etc.”, de 25 de abril de 1736; “Regimento que deve observar o Ajudante do Governador para a boa arrecadação do ouro e Bilhetes da Capitação”, sem data; e “Registro do Regimento da Capitação”, de 14 de janeiro de 1736.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os textos da Revista do IHGB são publicados sob uma licença Creative Commons BY-NC-ND, ou seja, é permitindo o acesso gratuito e imediato ao trabalho e permitindo ao usuário a ler, baixar, distribuir, imprimir, buscar, ou criar links para o texto completo dos artigos (acesso aberto). Reusos dos textos, como citações ou republicações devem mencionar a autoria dos mesmos, mencionar que a publicação foi realizada na Revista do IHGB e não podem ser utilizados com fins comerciais e/ou sofrerem adaptações sem expressa autorização do Editor-chefe da Revista do IHGB e/ou a Diretoria do IHGB.