RESENHA: BARBOSA, MARIALVA; RIBEIRO, GOULART, ANA PAULA; E HOHLFELDT, ANTONIO (ORGS.) HISTÓRIA DA IMPRENSA NO BRASIL DO SÉCULO XIX. PORTO ALEGRE: EDIPUCRS; RIO DE JANEIRO: PUC-RIO, 2024.
Tramas jornalísticas no Brasil do século XIX: um olhar interpretativo a partir das periferias.
DOI:
https://doi.org/10.23927/revihgb.v.185.n.495.2024.201Palavras-chave:
imprensa, território; periferia; metodologia., press, territory; periphery; methodology.Resumo
Esta resenha do livro História da imprensa no Brasil do Século XIX, organizado por Barbosa, Ribeiro e Hohlfeldt, tem como objetivo apresentar o trabalho em redes feito por um grupo de pesquisadores, ligados tanto a área da Comunicação, quanto da História, onde se privilegia a comunicação produzida no contexto local – territorialidades específicas – revelando a antinomia entre os termos periferia e centro na construção da imprensa brasileira do século XIX. Desse modo, podemos nos aproximar das pesquisas, ao mesmo tempo em que apontamos como principal ponto do debate o olhar capaz de produzir novas interpretações a partir das múltiplas territorialidades periféricas.
Downloads
Referências
BARBOSA, Marialva; Ribeiro, Ana Paula Goulart; e HOHLFELDT, Antonio. (orgs.). (2024). História da imprensa no Brasil do século XIX. Porto Alegre: ediPUCRS; Rio de Janeiro: PUC-Rio. 551 p.
HAESBAERT, Rogério. Território e multiterritorialidade: um debate. In: Revista de pós-graduação em Geografia da UFF: v. 9, n. 17, 2007.
SODRÉ, Muniz. O terreiro e a cidade: a forma social negro-brasileira. Rio de Janeiro: Mauad Editora, 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os textos da Revista do IHGB são publicados sob uma licença Creative Commons BY-NC-ND, ou seja, é permitindo o acesso gratuito e imediato ao trabalho e permitindo ao usuário a ler, baixar, distribuir, imprimir, buscar, ou criar links para o texto completo dos artigos (acesso aberto). Reusos dos textos, como citações ou republicações devem mencionar a autoria dos mesmos, mencionar que a publicação foi realizada na Revista do IHGB e não podem ser utilizados com fins comerciais e/ou sofrerem adaptações sem expressa autorização do Editor-chefe da Revista do IHGB e/ou a Diretoria do IHGB.