Antônio Carlos, autor de Constituições
DOI:
https://doi.org/10.23927/revihgb.v.185.n.496.2024.204Palavras-chave:
Constitucionalismo, Brasil Império, PortugalResumo
O artigo trata da figura de Antônio Carlos Ribeiro de Andrada, irmão do Patriarca da Independência do Brasil, José Bonifácio de Andrada e Silva. Antônio Carlos teve atuação decisiva tanto na Revolução Pernambucana de 1817, quanto nas Cortes Constituintes de Lisboa, em 1821, e na Assembleia Constituinte brasileira de 1823. Nessas três ocasiões, ele desenvolveu um legado constitucional que influenciou os constitucionalismos em ambos os lados do Atlântico.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os textos da Revista do IHGB são publicados sob uma licença Creative Commons BY-NC-ND, ou seja, é permitindo o acesso gratuito e imediato ao trabalho e permitindo ao usuário a ler, baixar, distribuir, imprimir, buscar, ou criar links para o texto completo dos artigos (acesso aberto). Reusos dos textos, como citações ou republicações devem mencionar a autoria dos mesmos, mencionar que a publicação foi realizada na Revista do IHGB e não podem ser utilizados com fins comerciais e/ou sofrerem adaptações sem expressa autorização do Editor-chefe da Revista do IHGB e/ou a Diretoria do IHGB.