Radicalismo, imprensa e desenvolvimento regional
as ideias políticas e econômicas divulgadas no jornal "Operário da Liberdade" (Paranaguá, Província do Paraná, 1870)
DOI:
https://doi.org/10.23927/revihgb.v.185.n.496.2024.87Palavras-chave:
Desenvolvimento regional, Imprensa radical, Província do Paraná, Reformismo imperialResumo
Neste artigo, desenvolve-se uma análise das ideias políticas e econômicas sustentadas no jornal Operário da Liberdade, que foi editado na cidade paranaense de Paranaguá, no segundo semestre de 1870. Partidário das propostas reformistas do Clube Radical do Rio de Janeiro, esse periódico também se ocupou dos problemas econômicos do litoral da Província do Paraná. Nesse âmbito, a finalidade deste trabalho consiste em avançar no entendimento acerca da difusão, nas províncias do Império, de críticas e alternativas ao modelo político-administrativo que vigorava no Brasil. Há dois argumentos fundamentados neste artigo. Primeiro, demonstra-se que a fundação do Operário da Liberdade foi uma iniciativa para repercutir as sugestões programáticas do referido clube. Esse periódico, portanto, promoveu a defesa do repertório de propostas da ala dissidente do Partido Liberal. Segundo, convém ressaltar que, nesse jornal, a crítica ao ordenamento político imperial era acompanhada pela denúncia do primitivismo econômico do litoral paranaense, sobretudo do município de Paranaguá. Essa denúncia era caracterizada pela censura à inação da elite local frente às demandas econômicas da região.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os textos da Revista do IHGB são publicados sob uma licença Creative Commons BY-NC-ND, ou seja, é permitindo o acesso gratuito e imediato ao trabalho e permitindo ao usuário a ler, baixar, distribuir, imprimir, buscar, ou criar links para o texto completo dos artigos (acesso aberto). Reusos dos textos, como citações ou republicações devem mencionar a autoria dos mesmos, mencionar que a publicação foi realizada na Revista do IHGB e não podem ser utilizados com fins comerciais e/ou sofrerem adaptações sem expressa autorização do Editor-chefe da Revista do IHGB e/ou a Diretoria do IHGB.