Direito Comparado

Reflexões Metodológicas e Comparações no Direito Constitucional

Autores

  • Ilton Norberto Robl Filho Universidade Federal do Paraná Autor/a
  • Atalá Correia Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.23927/issn.2526-1347.RIHGB.2022(490):81-104

Palavras-chave:

Direito Comparado, Método, Direito Constitucional

Resumo

O campo do direito comparado contemporâneo ganha maior relevância, no direito privado, a partir da Codificação Civil francesa de 1804, e no direito constitucional depois da Segunda Guerra Mundial. De outro lado, esse artigo demonstra que o comparativismo na seara jurídica possui raízes históricas mais antigas. Por sua vez, a primeira parte do texto reflete sobre questões metodológicas centrais, analisando as origens e principais características do comparativismo, além de enfrentar os temas da macrocomparação e da microcomparação. Ainda, a suposta função modernizadora do direito comparado é objeto de análise crítica, dialogando com as reflexões desenvolvimentistas e o pluralismo. A segunda parte do artigo sustenta que o campo contemporâneo do direito constitucional comparado, sem desconsiderar as especificidades do direito público, em muito se beneficia das análises promovidas pelo campo mais amplo do direito comparado e de discussões originalmente produzidas sob o influxo do direito privado.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ilton Norberto Robl Filho, Universidade Federal do Paraná

    Doutor em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Professor da Faculdade de Direito da UFPR e do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP - Brasília).

  • Atalá Correia, Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa

    Doutor em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) e Professor do IDP – Brasília.

Downloads

Publicado

2023-11-07

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ROBL FILHO, Ilton Norberto; CORREIA, Atalá. Direito Comparado: Reflexões Metodológicas e Comparações no Direito Constitucional. Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Rio de Janeiro, v. 183, n. 490, p. 81–104, 2023. DOI: 10.23927/issn.2526-1347.RIHGB.2022(490):81-104. Disponível em: https://rihgb.emnuvens.com.br/revista/article/view/18.. Acesso em: 22 maio. 2025.