O violão na imprensa carioca dos oitocentos
DOI:
https://doi.org/10.23927/revihgb.v.185.n.495.2024.179Palavras-chave:
Imprensa periódica, violão, Rio de Janeiro, concertistas estrangeirosResumo
O artigo ressalta a importância da consulta à imprensa periódica como ferramenta indispensável ao desenvolvimento e à abrangência de temas abordados pela musicologia brasileira. São apresentadas informações acerca da presença do violão clássico no Rio de Janeiro oitocentista, instrumento levado à cena pelas mãos de artistas estrangeiros que fomentaram a vida musical da cidade. Uma movimentada agenda de concertos permitiu conhecer o repertório do violão, composto por obras originais e principalmente transcrições de árias de ópera.
Downloads
Referências
ALLEN, Robert B and SIECZKIEWICZ, Rob. “How Historians use Historical Newspapers”, ASIS&T - Association for Information Science and Technology Annual Meeting, 2010.
GINSBURG, Carlo. O queijo e os vermes: O cotidiano e as ideias de um moleiro perseguido pela Inquisição. São Paulo: Comopanhia das Letras, 2006.
GIRON, Luis Antônio. Minoridade crítica: a ópera e o teatro nos folhetins da corte 1826-1861. São Paulo: Edusp, 2004.
GOLDBERG, Luiz Guilherme, OLIVEIRA, Amanda e MENUZZI, Patrick (orgs). Oscar Guanabarino e a crítica musical no Brasil: transcrições guanabarinas antologia crítica O Paiz. 4 vols. Porto Alegre: LiquidBook, 2019.
PRAT, Domingo. Diccionario de Guitarristas. Buenos Aires: Romero y Fernandez, 1934.
SILVA, José Amaro da. Música e ópera no Santa Isabel: subsídio para a história e o ensino da música no Recife. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2006.
SORIANO FUERTES, Mariano. Historia de la música española desde la venida de los fenicios hasta el año 1850. 4 v. Madrid, Barcelona: Martín y Salazar Narciso Ramírez, 1855.
TABORDA, Marcia. O violão na corte imperial. 2ª ed. revisada. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 2023.
______. De artesão a empresário: a atividade de João dos Santos Couceiro mestre da viola no Rio de Janeiro oitocentista. In: ALVES, Ida; CRUZ, Eduardo da; FRANCO, Suely Campos (Orgs.). 450 anos de portugueses no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Oficina Raquel, 2017. p. 143-157.
______.Violão e identidade nacional: Rio de Janeiro 1830-1930. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.
VOLPE, Maria Alice. A música na imprensa periódica: Metodologia e interdisciplinaridade. In BARROS JÚNIOR, Fernando Monteiro de (In memoriam) e SANTOS FERREIRA, Raquel França dos (Orgs). Periódicos e literatura: aproximações. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 2022.
_____ (Org). Anais do V Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ “Periódicos Musicais: História, Crítica e Políticas Editoriais”. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Música, Programa de Pós-graduação em Música, 2015 .
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os textos da Revista do IHGB são publicados sob uma licença Creative Commons BY-NC-ND, ou seja, é permitindo o acesso gratuito e imediato ao trabalho e permitindo ao usuário a ler, baixar, distribuir, imprimir, buscar, ou criar links para o texto completo dos artigos (acesso aberto). Reusos dos textos, como citações ou republicações devem mencionar a autoria dos mesmos, mencionar que a publicação foi realizada na Revista do IHGB e não podem ser utilizados com fins comerciais e/ou sofrerem adaptações sem expressa autorização do Editor-chefe da Revista do IHGB e/ou a Diretoria do IHGB.