A Pena de Morte e o Livro V
Ações criminosas, formas de condenação, penas adicionais e distinção social nas Ordenações Manuelinas e Filipinas
DOI:
https://doi.org/10.23927/issn.2526-1347.RIHGB.2021(487):13-40Palavras-chave:
Pena de Morte, Livro V, Ordenações Manuelinas, Ordenações FilipinasResumo
O presente artigo, parte da dissertação de mestrado intitulada ‘E que morra morte natural’: a normatização da pena última na América portuguesa (1530-1731), tem como objetivo apresentar uma análise da presença da pena de morte no Livro V das Ordenações Manuelinas e Filipinas, principais textos legais que versavam sobre as penalidades durante o processo de colonização
do Brasil. Analisei exclusivamente suas determinações referentes à pena capital, buscando estabelecer uma comparação entre as duas compilações legais. Este artigo apresenta as diversas ações criminosas que poderiam condenar a esta punição, as diferentes formas de condenações que poderiam ser indicadas, bem como as penas adicionais que poderiam ser combinadas. Por fim, foi realizada uma reflexão a respeito da presença marcante da distinção social observada nas delimitações de condenação e da forma de aplicação da pena última, além do caráter igualmente severo das legislações estudadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os textos da Revista do IHGB são publicados sob uma licença Creative Commons BY-NC-ND, ou seja, é permitindo o acesso gratuito e imediato ao trabalho e permitindo ao usuário a ler, baixar, distribuir, imprimir, buscar, ou criar links para o texto completo dos artigos (acesso aberto). Reusos dos textos, como citações ou republicações devem mencionar a autoria dos mesmos, mencionar que a publicação foi realizada na Revista do IHGB e não podem ser utilizados com fins comerciais e/ou sofrerem adaptações sem expressa autorização do Editor-chefe da Revista do IHGB e/ou a Diretoria do IHGB.