A tipografia de Pierre Plancher e a crítica teatral em língua francesa no Rio de Janeiro do Primeiro Reinado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23927/revihgb.v.185.n.495.2024.186

Palavras-chave:

Brasil Império, Ópera italiana, Crítica teatral

Resumo

Inaugurada em 1824 no Rio de Janeiro, a Tipografia de Pierre Plancher transformou o cenário da imprensa na cidade. Alçado à dignidade de impressor régio sob a proteção de D. Pedro I, o tipógrafo e jornalista francês teve papel decisivo no surgimento da crítica teatral durante o Primeiro Reinado (1822-1831). Os primeiros jornais em francês publicados no Rio de Janeiro também vieram à luz graças ao incentivo de Plancher. Nas páginas do L’Indépendant e do L’Écho de l’Amérique du Sud, que circularam entre 1827 e 1828, ressoam com vigor os espetáculos de ópera e ballet do Imperial Theatro São Pedro de Alcântara.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fernando Santos Berçot, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca / Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Doutorando em História Comparada (Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2023-), sob a supervisão do Prof. José d'Assunção Barros. Mestre em História Social (2013), bacharel e licenciado em História (2010) pela mesma instituição. Integra o corpo técnico de nível superior do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Membro regular da International Musicological Society (IMS), filiado ao grupo de estudos Italo-Ibero-American Relationships (RIIA). Publicou capítulo que examina a trajetória do teatro lírico no Rio de Janeiro durante o Primeiro Reinado em: Körner, Kühl. (Org.). 2022. Italian Opera in Global and Transnational Perspective: Reimagining Italianità in the Long Nineteenth Century. Cambridge: Cambridge University Press. Publicou, ainda, capítulo que examina uma temporada teatral em Curitiba nos primórdios do século XX em: Cetrangolo, Paoletti (Org.). 2021. I fiumi che cantano. L'opera italiana nel bacino del Rio de La Plata. Bolonha: AlmaDL University of Bologna Digital Library. Entre 2022 e 2024, atuou como servidor vinculado à Coordenação de Cooperação Institucional da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro e na administração de projeto de colaboração internacional junto à UNESCO. Endereço eletrônico: fernando.bercot@cefet-rj.brhttps://orcid.org/0000-0002-7694-2809

Referências

Fontes primárias:

Arquivo da Cúria Metropolitana do Rio de Janeiro (ACMRJ)

Freguesia da Candelária, Casamentos (1809-1837)

Freguesia da Candelária, Óbitos de livres (1838-1867)

Freguesia do Sacramento da Sé, Batismos (1833-1837)

Freguesia do Sacramento da Sé, Casamentos de livres (1819-1827)

Freguesia do Sacramento da Sé, Casamentos (1827-1835)

Freguesia de São José, Batismos (1825-1843)

Arquivo Eclesiástico da Diocese de São João del Rei

Matriz de Nossa Senhora do Pilar. Livro nº. 32, Batismos (1843-1854)

Jornais brasileiros:

Astrea. Rio de Janeiro, 17 de junho de 1826 – 18 de agosto de 1832.

Astro de Minas. São João del Rei, novembro de 1827 – junho de 1839.

Courrier du Brésil. Feuille politique, commerciale et littéraire. Rio de Janeiro, abril de 1828 – março de 1830.

L’Écho de l’Amérique du Sud. Journal politique, commercial et litteraire. Rio de Janeiro, 30 de junho de 1827 – 29 de março de 1828.

O Espelho Diamantino. Rio de Janeiro, setembro de 1827 - abril de 1828.

Gazeta do Brasil. Rio de Janeiro, 30 de maio de 1827 – 05 de junho de 1828.

L’Indépendant: feuille de commerce, politique et litteraire. Rio de Janeiro, 21 de abril – 24 de junho de 1827.

Bibliografia:

Berçot, Fernando Santos. 2013. As funções do palco: ópera, ballet e crítica de espetáculos no Rio de Janeiro do Primeiro Reinado. Disertação (Mestrado em História). Rio de Janeiro: Programa de Pós-Graduação em História Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro (dissertação de mestrado).

Berçot, Fernando Santos. 2022. “Giving singers a voice: the Italian Opera Company and the press in Rio de Janeiro, 1820-1831”. In: Italian opera in global and transnational perspective: reimagining italianità in the long nineteenth century, org. Paulo Kühl, Axel Körner, 41-58. Cambridge: Cambridge University Press.

Dutra Santana Júnior, Odair Dutra. 2019. “Jornais Em língua Francesa Pela Tipografia De Pierre Plancher: (Rio De Janeiro, 1827)”. Non Plus 8 (15): 50-67.

Gimenez, Priscila Renata. 2019. “Crítica e sociabilidade: a rubrica teatral do L’Écho de l’Amérique du Sud (1827-1828)”. História (São Paulo) 38: 1-22. https://doi.org/10.1590/1980-4369e2019031

Giron, Luís Antônio. 2004. Minoridade crítica: a ópera e o teatro nos folhetins da Corte: 1826-1861. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo; Rio de Janeiro: Ediouro.

Marendino, Laiz Parrut. 2016. O Diário do Rio de Janeiro e a imprensa brasileira do início do oitocentos (1808-1837). Juiz de Fora: Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal de Juiz de Fora (dissertação de mestrado).

Miranda, Sérgio Anderson de Moura. 2018. Giovanni Battista Francesco Fasciotti: sobre o castrato que influenciou a prática vocal carioca no Brasil joanino. Belo Horizonte: Programa de Pós-Graduação em Música, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte (tese de doutorado).

Pires, Myriam Paula Babosa. 2010. “Zefferino Vitor de Meireles: impressão e civilidade na Corte do Rio de Janeiro (1808-1822)”. Almanack Brasiliense 11: 115-129.

Sodré, Nelson Werneck. 1999. História da imprensa no Brasil. Rio de Janeiro: Mauad.

Sucena, Eduardo. 1988. A dança teatral no Brasil. Rio de Janeiro: Fundação Nacional de Artes Cênicas; Ministério da Cultura.

Downloads

Publicado

2024-11-02

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

SANTOS BERÇOT, Fernando. A tipografia de Pierre Plancher e a crítica teatral em língua francesa no Rio de Janeiro do Primeiro Reinado. Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Rio de Janeiro, v. 185, n. 495, p. 288–303, 2024. DOI: 10.23927/revihgb.v.185.n.495.2024.186. Disponível em: https://rihgb.emnuvens.com.br/revista/article/view/186.. Acesso em: 21 nov. 2024.