A tipografia de Pierre Plancher e a crítica teatral em língua francesa no Rio de Janeiro do Primeiro Reinado
DOI:
https://doi.org/10.23927/revihgb.v.185.n.495.2024.186Palavras-chave:
Brasil Império, Ópera italiana, Crítica teatralResumo
Inaugurada em 1824 no Rio de Janeiro, a Tipografia de Pierre Plancher transformou o cenário da imprensa na cidade. Alçado à dignidade de impressor régio sob a proteção de D. Pedro I, o tipógrafo e jornalista francês teve papel decisivo no surgimento da crítica teatral durante o Primeiro Reinado (1822-1831). Os primeiros jornais em francês publicados no Rio de Janeiro também vieram à luz graças ao incentivo de Plancher. Nas páginas do L’Indépendant e do L’Écho de l’Amérique du Sud, que circularam entre 1827 e 1828, ressoam com vigor os espetáculos de ópera e ballet do Imperial Theatro São Pedro de Alcântara.
Downloads
Referências
Fontes primárias:
Arquivo da Cúria Metropolitana do Rio de Janeiro (ACMRJ)
Freguesia da Candelária, Casamentos (1809-1837)
Freguesia da Candelária, Óbitos de livres (1838-1867)
Freguesia do Sacramento da Sé, Batismos (1833-1837)
Freguesia do Sacramento da Sé, Casamentos de livres (1819-1827)
Freguesia do Sacramento da Sé, Casamentos (1827-1835)
Freguesia de São José, Batismos (1825-1843)
Arquivo Eclesiástico da Diocese de São João del Rei
Matriz de Nossa Senhora do Pilar. Livro nº. 32, Batismos (1843-1854)
Jornais brasileiros:
Astrea. Rio de Janeiro, 17 de junho de 1826 – 18 de agosto de 1832.
Astro de Minas. São João del Rei, novembro de 1827 – junho de 1839.
Courrier du Brésil. Feuille politique, commerciale et littéraire. Rio de Janeiro, abril de 1828 – março de 1830.
L’Écho de l’Amérique du Sud. Journal politique, commercial et litteraire. Rio de Janeiro, 30 de junho de 1827 – 29 de março de 1828.
O Espelho Diamantino. Rio de Janeiro, setembro de 1827 - abril de 1828.
Gazeta do Brasil. Rio de Janeiro, 30 de maio de 1827 – 05 de junho de 1828.
L’Indépendant: feuille de commerce, politique et litteraire. Rio de Janeiro, 21 de abril – 24 de junho de 1827.
Bibliografia:
Berçot, Fernando Santos. 2013. As funções do palco: ópera, ballet e crítica de espetáculos no Rio de Janeiro do Primeiro Reinado. Disertação (Mestrado em História). Rio de Janeiro: Programa de Pós-Graduação em História Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro (dissertação de mestrado).
Berçot, Fernando Santos. 2022. “Giving singers a voice: the Italian Opera Company and the press in Rio de Janeiro, 1820-1831”. In: Italian opera in global and transnational perspective: reimagining italianità in the long nineteenth century, org. Paulo Kühl, Axel Körner, 41-58. Cambridge: Cambridge University Press.
Dutra Santana Júnior, Odair Dutra. 2019. “Jornais Em língua Francesa Pela Tipografia De Pierre Plancher: (Rio De Janeiro, 1827)”. Non Plus 8 (15): 50-67.
Gimenez, Priscila Renata. 2019. “Crítica e sociabilidade: a rubrica teatral do L’Écho de l’Amérique du Sud (1827-1828)”. História (São Paulo) 38: 1-22. https://doi.org/10.1590/1980-4369e2019031
Giron, Luís Antônio. 2004. Minoridade crítica: a ópera e o teatro nos folhetins da Corte: 1826-1861. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo; Rio de Janeiro: Ediouro.
Marendino, Laiz Parrut. 2016. O Diário do Rio de Janeiro e a imprensa brasileira do início do oitocentos (1808-1837). Juiz de Fora: Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal de Juiz de Fora (dissertação de mestrado).
Miranda, Sérgio Anderson de Moura. 2018. Giovanni Battista Francesco Fasciotti: sobre o castrato que influenciou a prática vocal carioca no Brasil joanino. Belo Horizonte: Programa de Pós-Graduação em Música, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte (tese de doutorado).
Pires, Myriam Paula Babosa. 2010. “Zefferino Vitor de Meireles: impressão e civilidade na Corte do Rio de Janeiro (1808-1822)”. Almanack Brasiliense 11: 115-129.
Sodré, Nelson Werneck. 1999. História da imprensa no Brasil. Rio de Janeiro: Mauad.
Sucena, Eduardo. 1988. A dança teatral no Brasil. Rio de Janeiro: Fundação Nacional de Artes Cênicas; Ministério da Cultura.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os textos da Revista do IHGB são publicados sob uma licença Creative Commons BY-NC-ND, ou seja, é permitindo o acesso gratuito e imediato ao trabalho e permitindo ao usuário a ler, baixar, distribuir, imprimir, buscar, ou criar links para o texto completo dos artigos (acesso aberto). Reusos dos textos, como citações ou republicações devem mencionar a autoria dos mesmos, mencionar que a publicação foi realizada na Revista do IHGB e não podem ser utilizados com fins comerciais e/ou sofrerem adaptações sem expressa autorização do Editor-chefe da Revista do IHGB e/ou a Diretoria do IHGB.