O trem e a guerra
e a Segunda Guerra Mundial
DOI:
https://doi.org/10.23927/issn.2526-1347.RIHGB.2021(485):283-308Palavras-chave:
Ferrovias, Bahia, Segunda Guerra MundialResumo
Este artigo tem por objetivo analisar a trajetória das duas mais importantes ferrovias na Bahia, a Viação Férrea Federal Leste Brasileiro e a Estrada de Ferro Nazaré, entre 1935 e 1948, buscando entender o papel da Segunda Guerra Mundial para o ocaso de ambas. O estudo dessas duas estradas de ferro demonstrou que ambas tiveram problemas estruturais, que vinham de muito tempo, agravados pela conflagração mundial, pois o conflito impediu a aquisição de materiais e equipamentos que não eram produzidos no Brasil além de dificultar a obtenção de créditos dos governos federal e estadual. Aos problemas antigos e aos novos gerados e agravados pela guerra somou-se o estabelecimento de políticas públicas, em meados dos anos 1940, voltadas para as estradas de rodagem e o automóvel, o que levou as companhias, dentre outras coisas, a terem déficits extremamente elevados que acabaram por comprometer sua já complicada viabilidade econômica o que redundou, anos mais tarde, na supressão de vários trechos da primeira e na erradicação total da segunda.
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