A guerra secreta de Vargas
O serviço secreto brasileiro e a Segunda Guerra Mundial
DOI:
https://doi.org/10.23927/issn.2526-1347.RIHGB.2021(487):223-252Palavras-chave:
Serviço Secreto, Era Vargas, Segunda Guerra MundialResumo
Procuraremos apresentar o Serviço Secreto brasileiro no contexto da Segunda Guerra Mundial, empreendido pela Polícia Política de Vargas, demonstrando a atuação deste serviço em relação à espionagem e infiltração tanto das potências do Eixo quanto das Aliadas. Tal análise parte da definição da atividade de Inteligência como disputa pelo segredo, mas também como uma produção de conhecimento que expressa os interesses dos próprios produtores. Tal conhecimento, assim como o formato e modus operandi deste Serviço Secreto, está expresso nos relatórios e boletins reservados produzidos pelo órgão policial, analisados a partir das definições de Inteligência aqui propostas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os textos da Revista do IHGB são publicados sob uma licença Creative Commons BY-NC-ND, ou seja, é permitindo o acesso gratuito e imediato ao trabalho e permitindo ao usuário a ler, baixar, distribuir, imprimir, buscar, ou criar links para o texto completo dos artigos (acesso aberto). Reusos dos textos, como citações ou republicações devem mencionar a autoria dos mesmos, mencionar que a publicação foi realizada na Revista do IHGB e não podem ser utilizados com fins comerciais e/ou sofrerem adaptações sem expressa autorização do Editor-chefe da Revista do IHGB e/ou a Diretoria do IHGB.