Dizem Vilhena e Torrão em 1810

requerimento de abertura de uma casa de educação soteropolitana

Autores

  • Luciane Cristina Scarato Universidade Federal de Minas Gerais Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.23927/

Palavras-chave:

ensino, educação, Salvador, Luís Vilhena, fontes primárias, 1808

Resumo

O artigo propõe a transcrição e a análise de um requerimento para a abertura de um colégio particular em Salvador, Bahia, em 1810. O objetivo principal é demonstrar a importância da análise de fontes primárias impressas para o estudo da história da educação no Brasil colonial pelo grande potencial que contêm. O presente requerimento está inserido no contexto das reformas pombalinas, da mudança da família real para a América portuguesa e das Invasões Napoleônicas, três pontos de inflexão chaves na história do Império luso-brasileiro. Desse modo, o documento oferece uma série de pistas para compreender como esses eventos influenciaram e modificaram o panorama cultural e educacional no Brasil. Vários são os temas abordados a partir de sua análise e que apontam caminhos para pesquisas futuras, a saber: história da alimentação; o ensino como forma de hierarquização social; o reformismo ilustrado; o papel do controle dos corpos na construção da identidade nacional. Além disso, o presente requerimento revela uma faceta até então inédita de um dos personagens mais conhecidos da história brasileira: Luís dos Santos Vilhena. 

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Biografia do Autor

  • Luciane Cristina Scarato, Universidade Federal de Minas Gerais

    Universidade Federal de Minas Gerais. 

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Publicado

2024-03-01

Edição

Seção

Documentos

Como Citar

SCARATO, Luciane Cristina. Dizem Vilhena e Torrão em 1810: requerimento de abertura de uma casa de educação soteropolitana. Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Rio de Janeiro, v. 182, n. 485, p. 411–432, 2024. DOI: 10.23927/. Disponível em: https://rihgb.emnuvens.com.br/revista/article/view/158.. Acesso em: 12 out. 2025.

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