Elite provincial, agentes da administração imperial e diretórios partidários
origens e efeitos de uma dissidência no Partido Conservador de Santa Catarina (1870-1873)
DOI:
https://doi.org/10.23927/issn.2526-1347.RIHGB.2020(484):107-139Palavras-chave:
Diretórios partidários, elites políticas, Partido Conservador, Província de Santa CatarinaResumo
Neste artigo, é desenvolvida uma investigação acerca do surgimento de uma dissidência no Partido Conservador de Santa Catarina, no início dos anos 1870. O objetivo desta análise é avançar no conhecimento a respeito dos fatores das disputas ocorridas no interior dos partidos monárquicos do Brasil. Há três argumentos sustentados neste artigo. Primeiro, é evidenciado que tal dissidência foi liderada por políticos eleitoralmente pouco expressivos. Os dissidentes buscaram destituir do comando local da grei os indivíduos que, havia tempos, exerciam posições decisivas nessa agremiação. Segundo, trata-se de ressaltar que, na época dessa divergência, os chefes locais do partido estavam politicamente rompidos com o presidente da província. Tal rompimento impossibilitou a ingerência desses chefes sobre os esquemas de nomeações para cargos públicos. Terceiro, cumpre destacar que a solução desse conflito foi derivada da interferência do Gabinete Ministerial. No período em tela, portanto, não era incomum o envolvimento de agentes da administração imperial na vida interna do Partido Conservador catarinense.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os textos da Revista do IHGB são publicados sob uma licença Creative Commons BY-NC-ND, ou seja, é permitindo o acesso gratuito e imediato ao trabalho e permitindo ao usuário a ler, baixar, distribuir, imprimir, buscar, ou criar links para o texto completo dos artigos (acesso aberto). Reusos dos textos, como citações ou republicações devem mencionar a autoria dos mesmos, mencionar que a publicação foi realizada na Revista do IHGB e não podem ser utilizados com fins comerciais e/ou sofrerem adaptações sem expressa autorização do Editor-chefe da Revista do IHGB e/ou a Diretoria do IHGB.