A moda enquanto espaço da escrita para Júlia Lopes de Almeida
DOI:
https://doi.org/10.23927/revihgb.v.185.n.495.2024.177Palavras-chave:
O País (RJ, 1884-1934), Júlia Lopes de Almeida, Moda, crônicaResumo
Este artigo tem como o objetivo examinar a interseção entre imprensa de moda e a grande imprensa a partir da coluna "A moda" de Júlia Lopes de Almeida, publicada sob o pseudônimo Ecila Worms no jornal O País (RJ, 1834-1934), entre 24 de fevereiro de 1892 e 16 de agosto de 1901. Abordarei como Almeida equilibrou referências ao cotidiano do Rio de Janeiro a autoreferências, retiradas de jornais de moda, para construir uma dualidade de realidade, conforme sugerido por Niklas Luhmann (1886). Através da análise de algumas crônicas da coluna, discutirei como Almeida moldou uma realidade singular em "A moda", com o intuito de atuar, com humor e ironia, como mediadora entre a moda europeia e o público feminino leitor da grande imprensa na Belle Époque carioca. Além disso, explorarei o papel do espaço físico em que Almeida escrevia sua produção jornalística. O espaço imediato de escrita, como a mesa de trabalho e os objetos presentes nela, especialmente os impressos e manuscritos, serviram como fontes de inspiração para seus textos. Minha análise revela uma conexão estreita entre o espaço da escrita e o conteúdo das crônicas de Almeida, o que lhe proporcionou uma nova perspectiva para explorar a interseção entre os espaços doméstico e público na crônica brasileira.
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