Revistas Jurídicas Iberoamericanas (C. 1830-1950) notas para um projeto de pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.23927/issn.2526-1347.RIHGB.2022(490):139-176Palavras-chave:
Revistas jurídicas, História, Repertórios, Iberoamérica, Séc. XIX-XXResumo
A páginas seguintes apresentam um plano de trabalho sobre as revistas jurídicas editadas na Espanha, Portugal e nas repúblicas americanas que foram suas colônias (1830 ca. ? 1950). Guiado por esse objetivo, procedo recordando (i) a aparição da historiografia jurídica sobre as revistas, detendo-me na sequência (ii) em algumas questões conceituais, assim como (iii) em várias advertências práticas – colhidas da minha própria experiência – que convém ter em consideração quando se estudam esses materiais. Entretenho-me, na continuidade, em um (iv) rápido balanço dos repertórios e inventários consultados nesta fase, embrionária, do trabalho. Tratando-se de um projeto ambicioso – descrito sumariamente no (V) desfecho destas páginas – que só pode ser realizado por uma rede de pesquisadores, convido o leitor interessado a se somar aos nossos esforços.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os textos da Revista do IHGB são publicados sob uma licença Creative Commons BY-NC-ND, ou seja, é permitindo o acesso gratuito e imediato ao trabalho e permitindo ao usuário a ler, baixar, distribuir, imprimir, buscar, ou criar links para o texto completo dos artigos (acesso aberto). Reusos dos textos, como citações ou republicações devem mencionar a autoria dos mesmos, mencionar que a publicação foi realizada na Revista do IHGB e não podem ser utilizados com fins comerciais e/ou sofrerem adaptações sem expressa autorização do Editor-chefe da Revista do IHGB e/ou a Diretoria do IHGB.