A “Revista de Lejislacion y Jurisprudencia”
Um projeto editorial nos albores da codificação (Argentina, 1869-1880)
DOI:
https://doi.org/10.23927/revihgb.v.185.n.495.2024.211Palavras-chave:
Revistas jurídicas, Cultura jurídica, Código Civil de Dalmacio Vélez SársfieldResumo
A “Revista de Lejislacion y Jurisprudencia” foi publicada entre 1869 e 1880 e era dirigida por quatro professores da Universidade de Buenos Aires: José M. Moreno, Ceferino Araujo, Antonio E. Malaver e Juan José Montes de Oca. Apareceu quando Vélez Sarsfield havia apresentado ao Poder Executivo o primeiro livro do Projeto de Código Civil da República Argentina, pelo que resulta de sumo interesse analisar essa publicação que começou a circular em um momento de virada da sistematização do sistema jurídico argentino. Começa-se com uma referência às publicações que existiam ao momento de aparecer a Revista, para passar logo a sua estrutura e a seu conteúdo. Nesse sentido, ocupou-se dos casos reproduzidos e/ou analisados e seus respectivos comentaristas, as obras comentadas, as discussões, as propostas de reforma e as relações da Revista com outras publicações, para terminar com algumas considerações finais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os textos da Revista do IHGB são publicados sob uma licença Creative Commons BY-NC-ND, ou seja, é permitindo o acesso gratuito e imediato ao trabalho e permitindo ao usuário a ler, baixar, distribuir, imprimir, buscar, ou criar links para o texto completo dos artigos (acesso aberto). Reusos dos textos, como citações ou republicações devem mencionar a autoria dos mesmos, mencionar que a publicação foi realizada na Revista do IHGB e não podem ser utilizados com fins comerciais e/ou sofrerem adaptações sem expressa autorização do Editor-chefe da Revista do IHGB e/ou a Diretoria do IHGB.