Historiadores amazônicos no Terceiro Congresso de História Nacional: o IHGB e os Institutos Históricos da Amazônia (1938)
DOI:
https://doi.org/10.23927/issn.2526-1347.RIHGB.2021(486):303-336Palavras-chave:
Historiografia, IHGB, AmazôniaResumo
Este estudo contribui com a historiografia brasileira e amazônica na década de 1930, tomando como objeto de análise as teses apresentadas pelos historiadores amazônicos no Terceiro Congresso de História Nacional, realizado pelo Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro em 1938. As principais fontes utilizadas nesse texto foram os Anais do mencionado Congresso. Além do que, foram consultadas edições das revistas dos institutos históricos do Pará e Amazonas. A leitura dos documentos e do referencial bibliográfico possibilita compreender que as teses dos historiadores amazônicos, evidenciadas no citado evento, revelam o trato de temas da história regional em diálogo direto com a história da nação brasileira, logo se traduzem pela dupla conotação de servirem para apresentar a Amazônia e seus historiadores à rede intelectual em torno do IHGB, bem como ao participarem do evento se prestaram a compor um quadro mais amplo referente à construção do Estado nacional, tarefa há muito empreendida pelo próprio IHGB.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os textos da Revista do IHGB são publicados sob uma licença Creative Commons BY-NC-ND, ou seja, é permitindo o acesso gratuito e imediato ao trabalho e permitindo ao usuário a ler, baixar, distribuir, imprimir, buscar, ou criar links para o texto completo dos artigos (acesso aberto). Reusos dos textos, como citações ou republicações devem mencionar a autoria dos mesmos, mencionar que a publicação foi realizada na Revista do IHGB e não podem ser utilizados com fins comerciais e/ou sofrerem adaptações sem expressa autorização do Editor-chefe da Revista do IHGB e/ou a Diretoria do IHGB.