Notas teórico-metodológicas para o estudo do pensamento político brasileiro

Contextualismo, Desenvolvimento Político, Condição Periférica

Autores

  • Christian Edward Cyril Lynch Universidade do Estado do Rio de Janeiro Autor/a
  • Paulo Henrique Paschoeto Cassimiro Universidade do Estado do Rio de Janeiro Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.23927/issn.2526-1347.RIHGB.2022(489):175-206

Palavras-chave:

Pensamento Político Brasileiro, Teoria Política, História, Periferia, Metodologia

Resumo

Este artigo tem como objetivo explorar alguns problemas teórico-metodológicos para o estudo do pensamento político brasileiro, concentrando-se em três eixos principais: (1) a compreensão do problema do contexto para a interpretação da transformação, circulação e recepção de ideias; (2) a formulação de um modelo de desenvolvimento político como eixo organizador de uma interpretação comparativa do pensamento político, em relação aos problemas constitutivos da modernidade política (a formação do Estado, o constitucionalismo, a construção do governo representativo, a ampliação da representação, etc); e, por m, (3) o desenvolvimento de uma noção de “condição periférica” que permita-nos entender as especificidades comparativas do deslocamento das ideias com relação ao seu centro de origem. Ao fim, pretende-se oferecer alguns subsídios para um tipo de prática do pensamento político que se encontra entre a teoria política e a história das ideias.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Christian Edward Cyril Lynch, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Professor do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ), da Escola de Ciência Política da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Uni-Rio) e da pós-graduação em Direito da Universidade Veiga de Almeida (UVA). Trabalha nas áreas de teoria política e pensamento político brasileiro.

  • Paulo Henrique Paschoeto Cassimiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Professor do Departamento de Ciência Política do Instituto de Ciências Sociais da UERJ e dos programas de pós-graduação de ciências sociais (PPCIS) e ciência política (PPGCP) da mesma instituição. Trabalha nas áreas de teoria política, pensamento político brasileiro e teoria democrática.

Downloads

Publicado

2023-11-08

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

LYNCH, Christian Edward Cyril; CASSIMIRO, Paulo Henrique Paschoeto. Notas teórico-metodológicas para o estudo do pensamento político brasileiro: Contextualismo, Desenvolvimento Político, Condição Periférica. Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Rio de Janeiro, v. 183, n. 489, p. 175–206, 2023. DOI: 10.23927/issn.2526-1347.RIHGB.2022(489):175-206. Disponível em: https://rihgb.emnuvens.com.br/revista/article/view/32.. Acesso em: 12 out. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 149

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.