Um retrato de Monteiro Lobato enquanto jovem
sua formação intelectual na Faculdade de Direito de São Paulo (1900-1904)
DOI:
https://doi.org/10.23927/revihgb.v.185.n.496.2024.64Palavras-chave:
Monteiro Lobato, Faculdade de Direito de São Paulo, História Intelectual, Direito e LiteraturaResumo
O presente artigo analisa a formação intelectual de Monteiro Lobato (1882-1948) no período em que ele estudou na Faculdade de Direito de São Paulo (1900-1904). Assim, investigamos sua atuação dentro e fora da Academia, os autores com os quais ele tomou contato e suas contribuições na imprensa acadêmica e geral. Tal análise se dá mediante a utilização de fontes primárias (correspondência privada, periódicos estudantis e de circulação geral, e documentos em arquivos) e de fontes secundárias (seus escritos publicados posteriormente e obras de caráter biográfico). Em conclusão, podemos dizer que do ponto de vista estritamente acadêmico Monteiro Lobato foi um estudante mediano, mas deixou sua marca ao participar ativamente da vida acadêmica e social da São Paulo da virada do século XX.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os textos da Revista do IHGB são publicados sob uma licença Creative Commons BY-NC-ND, ou seja, é permitindo o acesso gratuito e imediato ao trabalho e permitindo ao usuário a ler, baixar, distribuir, imprimir, buscar, ou criar links para o texto completo dos artigos (acesso aberto). Reusos dos textos, como citações ou republicações devem mencionar a autoria dos mesmos, mencionar que a publicação foi realizada na Revista do IHGB e não podem ser utilizados com fins comerciais e/ou sofrerem adaptações sem expressa autorização do Editor-chefe da Revista do IHGB e/ou a Diretoria do IHGB.