“Uma independência republicana?
Por uma história republicana da independência”
DOI:
https://doi.org/10.23927/revihgb.v.184.n.492.2023.51Palavras-chave:
Independência, Revolução, Republicanismo, Constitucionalismo, Federalismo, MonarquismoResumo
O Republicanismo federalista constitucionalista foi o principal motor da independência do Brasil. Provocou a inevitabilidade política e social da separação de Portugal e constrangeu o monarquismo absolutista a adotar o caminho da independência monárquica com a entronização da dinastia de Bragança, abandonando opções de manutenção de uma união com Portugal. Testemunhos da época demonstram como o medo e mesmo o terror da movimentação e das idéias republicanas, constitucionalistas liberais e federalistas, iniciadas no Brasil pela Revolução de 1817, levaram à adoção da solução monárquica de absolutismo encoberto pelo poder moderador.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os textos da Revista do IHGB são publicados sob uma licença Creative Commons BY-NC-ND, ou seja, é permitindo o acesso gratuito e imediato ao trabalho e permitindo ao usuário a ler, baixar, distribuir, imprimir, buscar, ou criar links para o texto completo dos artigos (acesso aberto). Reusos dos textos, como citações ou republicações devem mencionar a autoria dos mesmos, mencionar que a publicação foi realizada na Revista do IHGB e não podem ser utilizados com fins comerciais e/ou sofrerem adaptações sem expressa autorização do Editor-chefe da Revista do IHGB e/ou a Diretoria do IHGB.